A alimentação do bebé começa com a sua introdução ao leite materno, alimentação esta que se mantém de forma exclusiva até a um período que varia entre os 4 e os 6 meses. Após esse período é o momento em que se começa a introdução de alimentos sólidos e semissólidos.

A verdade é que na teoria tudo parece muito simples, mas na prática este pode ser um período de bastante stresse e preocupação para os pais. Assim sendo, quando devemos começar esta diversificação alimentar? 

Muitos especialistas dizem que esta nova fase inicia-se por volta dos 4 meses de idade, mas cada bebé é único e o momento ideal pode variar. Por isso não fique preocupado caso o seu bebé esteja a demorar um pouco mais. O importante é que sejam respeitados todos os momentos de crescimento do bebé e que seja sempre acompanhado por um especialista. Sendo que será também ele quem o irá ajuda a perceber quando está na hora de introduzir os novos alimentos. 

A ordem pela qual são introduzidos os novos alimentos não é rígida, porque como já referimos cada bebé é único, assim como as suas necessidades. Dessa forma todos acabam por ter necessidades especificas que devem ter respostas diferentes. 

Porém, de um modo geral existem orientações que podem ser seguidas no momento em que se dá a diversificação alimentar. 

O início 

O aconselhável é que comece por substituir uma das refeições diárias de leite por papas sem glúten. As sugestões das papas sem glúten devem-se ao facto do bebé ainda ser muito pequeno e não se saber a sua reação a esta proteína. 

As papas por sua vez podem ser:

– Papas não lácteas: São papas que não têm na sua constituição leite, mas que devem ser preparadas com o leite que o bebé já toma habitualmente;

– Papas lácteas: São papas que têm leite na sua constituição e que por isso devem ser preparadas com água. Por norma estas são as papas preferidas dos bebés que são alimentados por leite materno. 

Saiba ainda que neste momento de diversificação alimentar, caso alimente o seu bebé com leite materno pode continuar a fazê-lo sempre que exista necessidade de tal. Contudo, se o seu bebé for alimentado por leite de fórmula, é aconselhável que não se misture. 

Duas semanas depois do início da diversificação alimentar 

Todo o processo é bastante gradual e tal como já referimos cada bebé tem o seu próprio ritmo. Contudo, é ao fim da primeira ou segunda semana desde o início da diversificação que é feita a substituição da segunda refeição de leite por uma sopa de legumes ou puré. O ideal é que a primeira sopa seja o mais simples possível, com poucos alimentos: apenas batata (para a base da sopa) e cenoura – tudo devidamente triturado). 

Uns dias depois comece a introduzir outros legumes, caso queira comece por introduzir um novo legume de cada vez de forma a perceber a reação do bebé ao alimento. Por norma os bebés tendem a gostar preferencialmente de: alface, abóbora, agrião ou couve-flor.

Ainda assim sugerimos que espere cerca de uma semana entre a introdução de cada legume de forma a conseguir perceber como reage o seu bebé a cada um dos novos alimentos.

Neste momento lembre-se de apenas temperar a sopa com um pouco de azeite no fim da cozedura e não adicione nenhum outro condimento. Não use legumes mais pesados como é o caso dos espinafres, nabo, beterraba ou cebola. 

O momento após a primeira sopa

Este é o momento em que se dá a introdução da fruta na nova dieta do bebé. Normalmente os bebés gostam de frutas como a maçã e a pera por isso estas podem ser boas sugestões para iniciar. Para começar, as frutas podem dadas cruas mas raladas ou espagadas. Caso prefira também pode experimentar dar a fruta cozida ou assada.

Um mês após o início da diversificação alimentar 

Comece a introduzir de forma muito gradual a carne na dieta do bebé e privilegie as carnes magras como o frago e o perú e só depois passe para as outras carnes como a carne de vaca. Tenha apenas em consideração que a carne deve ser cozida à parte e o caldo não deve ser aproveitado. 

Dois meses após a diversificação alimentar

Introduza as papas com glúten. Este é o momento mais esperado, mas também desafiante. Neste momento vai encontrar ao seu dispor diversas papas e o difícil será mesmo escolher. Papas à base de farinha de trigo são uma ótima opção porque o trigo é uma fonte de ferro o que será fundamental para o crescimento saudável do seu bebé. Contudo sugerimos que seja criterioso no momento da escolha e opte por produtos feito à base de alimentos com baixo teor pesticida. Desta forma estará a apoiar culturas mais sustentáveis e acima de tudo estará a garantir que apenas dá os melhores produtos ao seu bebé.

Quatro a seis meses após a diversificação alimentar

Nesta altura o seu bebé já estará preparado para comer duas refeições de sopa, carne e fruta e progressivamente os alimentos devem deixar de ser tão triturados. Nesta etapa pode começar a oferecer alimentos naturais misturado com frutas, mas tenha em atenção que nesta fase os cítricos ainda não são uma boa opção. 

É também neste período que deve começar a introduzir o peixe e à semelhança da carne, também o peixe não deve ser cozido juntamente com a sopa, mas sim à parte. 

Aos 12 meses de idade – como o tempo passa! 

O leite deve ser substituído por um que seja adequado à idade do bebé e já pode começar a introduzir leguminosas, citrinos e carne de porco. Os alimentos passam também a ser dados em pequenos pedaços (não sendo necessária uma trituração extrema) e progressivamente pode começar a adequar a dieta do seu bebé às refeições de sua casa. Contudo, tenha em atenção que como cada criança é única, é de extrema importância perceber e adequar as respostas às necessidades do seu bebé. lembre-se que sempre que tiver dúvidas deve recorrer a aconselhamento médico: os especialistas serão sempre os melhores aliados para o/a ajudar nesta nova fase de desafios.