Cada vez mais é comum ouvirmos falar sobre a importância de evitar consumir alimentos livres de pesticidas.  Porém, nem sempre sabemos qual o verdadeiro impacto que consumir estes alimentos pode ter na nossa vida.

Aparentemente os alimentos orgânicos e não orgânicos possuem o mesmo aspeto. Ainda assim, as diferenças são mais do que podemos imaginar. Para começar, alimentos orgânicos começam por ter um modo de cultura absolutamente diferente uma vez que todos os processos são naturais. Plantar, cultivar e extrair os alimentos são todos passos feitos a pensar em formas de não agredir os o ambiente, ao mesmo tempo que se tenta ter os alimentos o mais saborosos e ricos nutricionalmente possível. Nestes casos, o uso de químicos e pesticidas acaba por não ser admitido.

Contudo, no momento de decidir que alimentos comprar muitas vezes nos deparamos com preços bastante mais elevados associados a produtos orgânicos, o que nos faz meter em causa sobre se devemos ou não escolhe-lo. Será que as vantagens de consumir produtos livres de pesticidas são assim tão compensatórias? Nós explicamos tudo.

  • Alimentos aliados da sua saúde

Este é o primeiro motivo que o/a vai fazer não voltar a pensar duas vezes no momento de escolher um produto com baixo teor pesticida. Manter-se longe de alimentos com aditivos químicos irá ter impacto na sua saúde, uma vez que o uso de pesticidas, hormonas de crescimento e antibióticos estão associados a algumas questões de saúde, tais como: reações alérgicas, distúrbios hormonais e problemas respiratórios. Porém a lista não fica por aqui.

Em 2017, um estudo do INSA, publicado em 2017, analisou 83 amostras e encontrou micotoxinas em 96% dos cereais de pequeno-almoço, 50% das farinhas infantis, 50% das bolachas, 40% das fórmulas infantis e 19% dos leites UHT. 

Porém, mesmo que os produtos que consuma tenham tido esses químicos aplicados faz muito tempo, saiba que podem na mesma ter um impacto negativo na sua vida, uma vez que este tipo de aditivos podem permanecer durante muito tempo nos alimento.

  • Alimentos mais nutritivos

Este é um dos tópicos que gera imensa discórdia uma vez que a opinião não é consensual entre os estudiosos da área. A verdade é que os solos mais ricos e fertilizados com adubos naturais, produzem alimentos que possuem na sua composição maiores concentrações de nutrientes e antioxidantes.

  • Alimentos com sabor mais intenso

Não, os alimentos orgânicos não são, como a maioria das pessoas pensam, menos saborosos ou apetitivos. Pelo contrário! Um alimento com baixo teor de pesticidas tem mais sabor do que qualquer outro alimento produzido em larga escala. Isto acontece porque quando produzidos alimentos em larga escala, faz com que sejam aplicados aditivos específicos para que o produto amadureça rapidamente, por exemplo, de forma a que seja colhido todo da mesma forma. Alimento orgânicos crescem ao seu tempo, de forma muito mais lenta e possuem também tamanhos mais reduzidos, quando comprados com alimentos que sofreram intervenções químicas.

  • Alimentos a pensar nas gerações futuras

Estes alimentos são verdadeiros aliados das gerações futuras, uma vez que não deixam no solo, no ar nem na água partículas perigosas – resíduos químicos. Estes acabam por deixar no ambiente um impacto negativo durante décadas.

Já alimentos que são cultivados com baixo teor de pesticidas, acabam por desenvolver uma espécie de compromisso com os recursos naturais. Acabando por respeitar e preservar o meio ambiente. Porque o nosso presente hoje é o futuro deles de amanhã.

  • Alimentos que priorizam a biodiversidade

Não podemos mesmo falar de alimentos com baixo teor de pesticida sem falar de biodiversidade. Cultivar tendo em conta o meio que nos envolve, faz com que consigamos produzir respeitando ao mesmo tempo todos os elementos que constituem a nossa fauna e flora.

Desta forma, torna-se fundamental a aposta em produtos com baixo teor pesticida, dessa forma estamos a ajudar não só a nossa saúde, mas também a saúde dos nossos filhos. O nosso ambiente também acaba por agradecer uma vez que desta forma estaremos a respeitar todos os elementos que nele habitam.

É a pensar no nosso futuro e no seu desenvolvimento sustentável, que este grupo operacional estuda para levar até si, e aos seus filhos, apenas o melhor trigo com baixo teor pesticida. Com estes produtos, é possível obter papas de excelência, que vão fazer crescer os seus bebés mais fortes.