Os cereais na dieta infantil
Os cereais contêm as vitaminas, hidratos de carbono, proteínas e fibras que o seu bebé ou criança necessitam para crescer de forma saudável. Por esse motivo, este é o alimento que não pode mesmo faltar na dieta de uma criança (salvo raras exceções).
Muitos pais perguntam-se sobre qual é a contribuição dos cereais para a dieta dos seus filhos e quanto devem incluí-los nas refeições diárias. Se for este o seu caso, este artigo irá certamente ajudar.
O que são os cereais?
Os cereais são plantas herbáceas que têm o nome de deusa Ceres, associadas à agricultura. São cultivadas pelos seus grãos e classificadas em dois tipos: os chamados cereais maiores – como trigo, milho, arroz, aveia ou cevada – e os cereais menores.
Os cereais estão associados à dieta humana há pelo menos dez mil anos, desde o período Neolítico. Foi graças à cultura e consumo destas plantas que foi possível estabelecer uma dieta que permitiu ao homem manter uma dieta razoavelmente saudável, longe da caça. Na verdade estes foram os primeiros passos na mudança alimentar.
Os cereais são tão importantes para a dieta da civilização moderna. Para que se tenha uma ideia, estima-se que pelo menos seis mil milhões de pessoas consomem estes cereais. Milho, arroz, trigo e cevada são as mais cultivadas e com grande procura.
Como os cereais são consumidos?
Vêm em apresentações diferentes porque podem ter usos diferentes. Abaixo, referimos as opções mais comuns.
- Grãos inteiros: os cereais consumidos em forma de grão incluem arroz, milho, aveia, cevada, trigo pré-cozido, e quinoa.
- Como massas: nesta categoria temos trigo duro, milho, centeio, arroz, e também, em menor grau, quinoa, graças à explosão de popularidade que surgiu com as chamadas dietas leves.
- Farinhas: O trigo e o centeio são os mais populares do mundo, uma vez que estão presentes no pão e em muitos bolos.
Qual é a contribuição dos cereais para a dieta das crianças?
Os cereais contêm diferentes substâncias que são bastante benéficas para a saúde das crianças (e não só). Entre os diversos benefícios destacamos: Hidratos de carbono, proteínas, lipídios, fibras, sais minerais e vitaminas do complexo B.
Cereais mais recomendados para crianças e suas porções
Os cereais mais recomendados para crianças durante os seus primeiros meses e anos de vida são cereais de arroz e farinha de aveia, uma vez que são fáceis de digerir e as crianças adoram-nos.
No entanto, com o avançar da idade é recomendado consumir os cereais primeiro ao pequeno-almoço e também incluir ao almoço ou ao jantar – as papas começam a dar os primeiros passos. A quantidade recomendada é de pelo menos 50 gramas por dia, que pode ser dividida em duas porções de 25 gramas. Ainda assim lembre-se que isto pode variar de criança para criança, uma vez que não existem formulas mágicas quando o assunto é a alimentação infantil. Cada criança é única.
Como recomendação final, tenha em mente a idade da criança, as suas possíveis alergias, e a quantidade de açúcar ou gordura que os cereais podem conter. O tipo de preparação dos cereais consumidos pode ou não oferecer benefícios para a saúde – por isso, procure sempre procurar um profissional de saúde adequado.