A comida orgânica é realmente mais saudável? Vale o valor extra a pagar por ela? É isso que hoje vamos procurar responder neste artigo. 

O que significa “orgânico”?

O termo “orgânico” refere-se à maneira como os produtos agrícolas são cultivados e processados. Embora os regulamentos variem de país para país, por norma estas culturas caracterizam-se pela ausência de herbicidas sintéticos, pesticidas e fertilizantes. 

Os benefícios dos alimentos orgânicos

A forma como a comida é cultivada pode ter um grande impacto na sua saúde mental e emocional, bem como no meio ambiente. Os alimentos orgânicos geralmente têm mais nutrientes benéficos, como antioxidantes, do que os homólogos cultivados convencionalmente. Também existem diversos relatos de pessoas com alergias a alimentos, produtos químicos ou conservantes que tendem a afirmar que ao adotarem uma alimentação com produtos sem pesticidas vêm as suas alergias bastante melhoradas. 

A verdade é que os benefícios são comprovados e eis alguns dos que destacamos: 

  • Os produtos orgânicos contêm menos pesticidas;
  • Os alimentos orgânicos geralmente são mais frescos;
  • Os alimentos orgânicos possuem características nutricionais bastante mais interessantes; 
  • A agricultura orgânica tende a ser melhor para o meio ambiente;
  • Alimentos orgânicos são livres de Organismos Geneticamente Modificados; 

Orgânico é o mesmo que livre de pesticidas?

Um dos principais benefícios de comer alimentos orgânicos são os níveis mais baixos de pesticidas. 

Ao contrário do que pode pensar, os alimentos orgânicos podem sim levar pesticidas, mas os pesticidas são diferentes. A diferença é que se trata apenas de pesticidas naturais, em vez dos pesticidas sintéticos que habitualmente conhecemos. E que são usados nas grandes culturas do nosso país. 

Acredita-se que os pesticidas naturais sejam menos tóxicos, no entanto, existem alguns argumentos que dizem o contrário e alertam para o uso de qualquer que seja o pesticida – seja ele natural ou sintético. Ainda assim, lembre-se que na hora de escolher a melhor opção será sempre a mais natural possível e com baixo teor de pesticidas. 

Alguns estudos indicam mesmo que as crianças são mais vulneráveis quando expostas a este tipo de produtos uma vez que possuem um sistema imunitário, corpo e cérebro ainda em desenvolvimento. Provavelmente já ouviu a expressão “as crianças são uma esponja”, isso também se aplica naquilo que comem. 

Posto isto, a nossa resposta é: Sim, faz sentido optar sempre por produtos o mais natural possível. Por isso, na hora de optar por escolher um produto orgânico, biológico ou com baixo teor de pesticidas, deve sim fazê-lo. O corpo agradece e o ambiente também!